Parceria UNIPAR/UNIÃO
O C.E. UNIÃO conta com uma estrutura privilegiada oferecida pela Unipar. São laboratórios todos equipados com tecnologia de ponta. Além disso, a UNIPAR coloca à sua disposição um exclusivo Centro Poliesportivo e de Vivência, com quadras cobertas, piscinas térmicas, ginásio de esportes com quadra poliesportiva.
Estádio Anilado
Estádio Anilado é o estádio de futebol municipal de Francisco Beltrão, localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida.
É utilizado pelo Clube Esportivo União (CEU) e outros clubes da cidade para competições oficiais.
Sua capacidade nominal é de 5.438 lugares oficializado pela Federação Paranaense de Futebol (em documentação da CBF,
a capacidade oficial máxima é de 5 460).
História
O terreno onde está instalado o estádio, foi uma composição de doação e desapropriação ocorrida no final da década de 1950.
Parte do terreno foi doado por um dos pioneiros da cidade, Júlio Assis Cavalheiro, para a construção do estádio. Mas o
terreno ainda era insuficiente para manter um campo com medidas oficiais. A alternativa foi a elaboração de uma lei
municipal solicitando a desapropriação de parte da "Rua Goiás" para fins de construção do estádio, e repassando a
propriedade para o clube.
Assim feito, foram construídas arquibancadas de madeira numa das laterais do campo, enquanto a outra lateral possuía uma
grande elevação, onde os torcedores assistiam os jogos em pé.
Esta lateral do estádio ficou popularmente conhecida de "barranco", pois na realidade era um grande barranco de terra.
O trecho permaneceu com este nome, mesmo depois de construída a arquibancada em concreto. Durante os primeiros
anos do "estádio", o campo não possuía gramado.
Foi quando o presidente do União, Deni Lineu Schwartz, eleito prefeito, em 1960 contratou uma empresa especializada
para plantar o gramado. Neste período, a arquibancada em madeira foi pintada em azul, em referência ao azul que
fazia parte das cores da camisa do clube: azul e branco. Este fato motivou a população a apelidar o estádio de anilado.
Sem um nome para um estádio que não foi construído de uma vez só, o clube não demorou em oficializar o local de
"Estádio Anilado".
Recorde
O recorde de público é de 6.366 pagantes (desconsiderado os não-pagantes), ocorrido em 28 de fevereiro de 1993,
em jogo contra o Coritiba. A partida terminou empatada em 1 x 1.
Odontologia
A clínica Odontológica da UNIPAR trabalha nas diferentes áreas de atuação odontológica, como: Prevenção; Denstística Restauradora; Endodontia; Prótese Fixa, Removível e Total; Periodontia; Cirurgia.
Os atletas profissionais e das categorias de base do União participam do projeto Odontologia do Esporte, sob a Coordenação e Supervisão do Prof. Fabrício Abel Paganini, junto ao Curso de Odontologia na Unidade de Francisco Beltrão.
O Projeto Odontologia do Esporte beneficia os atletas por meio de um serviço Especializado em Odontologia, utilizando clínicas e laboratórios do Complexo Odontológico da UNIPAR. Inclui atividades de orientação e prevenção para a saúde bucal, diagnóstico e tratamento das patologias e alterações do complexo bucomaxilofacial, além da elaboração de plano de tratamento para cada atleta, que são então executados por acadêmicos do curso, supervisionados pelos professores.
Depois de ser avaliado pela equipe, o atleta recebe as opções de planos de tratamento, incluindo as urgências, os procedimentos restauradores e demais procedimentos cirúrgicos, se for o caso. Após o levantamento inicial, um laudo individual para cada atleta é encaminhado e discutido pela equipe médica e de fisiologia do CEU a fim de estreitar a comunicação e favorecer a atuação multiprofissional direta em cada caso.
Deste modo se atinge a meta final do projeto, que é acompanhar de forma efetiva o desenvolvimento do atleta profissional ou amador, pois se sabe que inflamações e infecções de origem dentária podem interferir no seu desempenho, na sua estrutura muscular e até mesmo social e psicológica, além de afastá-lo de competições e treinamentos por longos períodos.
Nutrição
Além do acompanhamento aos atletas do clube, a clínica da Unipar oferece atendimento a pacientes de diversas faixas etárias e estados fisiológicos do ciclo vital e/ou portadores de patologias, como Obesidade, Hipertensão, Diabetes Mellitus, Hipercolesterolemia, Hipertrigliceridemia, entre outras.
Os atendimentos são realizados por estagiários da 4ª série do curso de Nutrição, sob orientação e supervisão de uma nutricionista.
Fisioterapia
O suporte prestado aos atletas do União são de extrema importância no processo de restabelecimento O objetivo da clínica-escola de Fisioterapia da UNIPAR é aprimorar conhecimento e experiência profissional, além de oferecer à comunidade um atendimento especializado diferenciado.
A clínica é coordenada e supervisionada por docentes extremamente qualificados em áreas diversas, como Pediatria; Neurologia Adulto; Reumatologia; Ortopedia; Traumatologia Desportiva; Ginecologia e Obstetrícia; Dermatologia Funcional; Hidroterapia; Cardiologia e Pneumologia.
Psicologia
A Clínica Psicológica Aplicada trabalha com algumas modalidades de atendimento. Além dos atendimentos clínicos tradicionais, são disponibilizados aos atletas: Plantão de Atendimento Psicológico, Triagem Interventiva, Avaliação Psicológica e Psicoterapia.